Por que as pilhas e baterias não podem ser descartadas no lixo comum?

nao-descarte-pilhas-e-baterias-no-lixo-comumAs pilhas e baterias possuem em sua composição metais pesados como: cádmio, chumbo, mercúrio, manganês, cobre, níquel, cromo e zinco, substâncias oferecem riscos para a saúde.
 
Enquanto em uso, as pilhas e baterias são nocivas, porém quando descartadas no lixo comum, as cápsulas que as envolvem passam por um processo de deformação, pois entram em contato com o resto do lixo, sendo assim, o líquido de seu interior começa a vazar. Por ser um lixo não biodegradável ele contamina o solo, consequentemente os rios, lagos, mar e também a agricultura, causando danos irreparáveis na natureza e prejudicando nossa saúde.
 
O descarte de qualquer produto nocivo ao meio ambiente é considerado crime ambiental (Lei nº 9605 de 12-02-1998). Portando, o ideal é que cada um faça sua parte e passe a diante a ideia de reciclagem desse tipo de material. É fundamental que nos sensibilizemos e também as pessoas que estão ao nosso redor para que o descarte seja feito corretamente.
 
Atualmente a Ecovale recebe esse tipo de material garantindo a destinação ambientalmente correta aos resíduos e contando com uma certificação desse destino final apropriado. Os resíduos podem ser entregues na sede da Ecovale.
 
Valorize a natureza e a saúde das pessoas NÃO descarte pilhas e baterias no lixo comum!
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *