Os alunos do 4º ano B da Escola Municipal Professora Antonieta Montanari realizaram uma pesquisa, na comunidade que compõe a escola, sobre o lixo eletrônico e constataram que a maioria das pessoas não sabe que esses objetos contêm substâncias tóxicas que causam várias doenças, entre elas o câncer. Outro fato, que os alunos perceberam, é que não se tem conhecimento sobre o destino ecologicamente correto desse material. O passo seguinte foi trazer esse levantamento e entregar no gabinete do prefeito, na tarde de quinta-feira (20/06).
A professora Rosalva R. Dalpra, numa proposta educacional de cidadania prevista no ensino, trouxe a turma até a prefeitura para conhecerem o gabinete e observarem o trabalho do prefeito Pedro Ivo Ilkiv. Também para apresentassem esse levantamento e ouvirem o que a administração propõe sobre o assunto. Pedro Ivo estava no encontro do Território Vale do Iguaçu, durante todo o período vespertino. Enquanto isso, o vice-prefeito, Jair Brugnago, recebeu os alunos e explicou sobre o projeto de reciclagem que está sendo articulado pela prefeitura. O objetivo é fazer coleta seletiva, estimulada por uma ampla campanha de divulgação, e o reaproveitamento desses materiais, gerando renda, dando qualidade de vida ao trabalhador e protegendo o meio ambiente.
A ECOVALE faz o recebimento de materiais eletrônicos das cidades de União da Vitória, Porto União e região – sem custo – em sua sede, localizada à Rua Marechal Deodoro, 191, centro de União da Vitória – PR.
Fonte