Unidade de Triagem e Valorização de Resíduos Sólidos Urbanos da Ecovale é inaugurada hoje em Porto União

 
Local inicia as atividades neste dia 13/10 e está apto a receber resíduos sólidos urbanos recicláveis e resíduos eletroeletrônicos.

 
unidade-triagem-porto-uniao-ecovale3A Ecovale – Tratamento de Resíduos Urbanos se destaca mais uma vez no cenário regional, começando a operar seu mais novo empreendimento: a Unidade de Triagem e Valorização de Resíduos Sólidos Recicláveis.
 
Em respeito a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n˚ 12.305/10), a qual ressalta a importância do correto gerenciamento de resíduos sólidos, a nova Unidade de Triagem trata-se de um local para a separação dos resíduos sólidos passíveis de reciclagem de acordo com suas características físico-químicas, estes provenientes da coleta seletiva, serviço também realizado pela Ecovale.
 
Para que isso seja possível, o barracão de triagem apresenta infraestrutura de controle ambiental necessária para garantir a preservação do meio ambiente. Nela, os trabalhadores da empresa dispõem de um sistema complexo e moderno de triagem, com barracão, banheiros, refeitório, escritório, além dos equipamentos pertinentes a operação desta atividade, tais como: prensa hidráulica enfardadeira (NR 12), esteira automática e demais equipamentos, garantindo excelentes condições de trabalho aos colaboradores.
Após a triagem, os materiais serão enfardados e, em seguida, finalmente direcionados para comercialização em empresas especializadas. Dessa maneira, visando minimizar o impacto ambiental diretamente ligado ao aterro sanitário municipal, a contratação da Ecovale apresenta um grande benefício para Porto União, uma vez que todo o rejeito oriundo da reciclagem é de responsabilidade da empresa. Assim, a partir de agora estes rejeitos não serão mais enviados para o aterro do município, o que ajuda em muito na prolongação da sua vida útil.
 
unidade-triagem-ecovale

A Unidade de Triagem e Valorização de Resíduos Sólidos Urbanos da Ecovale começou a funcionar nesta quinta-feira (13/10/2016), e irá receber o resíduo reciclável coletado no município de Porto União – SC, além de resíduos eletroeletrônicos.
 
Diante disso, a empresa informa que esta Unidade de Triagem foi licenciada pela Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina – FATMA e está apta a receber resíduos sólidos recicláveis provenientes de coleta seletiva e resíduos eletroeletrônicos.
 
No que se refere aos eletroeletrônicos, inclusive, a Ecovale novamente se destaca, sendo a única empresa da região, em conformidade com o órgão ambiental, apta a realizar a triagem desta classe de materiais. O serviço de triagem de eletroeletrônicos oferecido pela Ecovale garante que estes resíduos sejam destinados de forma ambientalmente correta.
 
Já sobre os resíduos sólidos recicláveis oriundos da coleta seletiva, por opção da gestão municipal, e com a finalidade de melhorar o processo de gerenciamento de resíduos recicláveis na cidade, foi realizada a terceirização deste serviço.
 
A nova Unidade de Triagem contribui para gerar empregos formais e renda para os trabalhadores, garantindo a estes uma melhor qualidade de vida, bem como concedendo maiores conhecimentos sobre cuidados com a saúde e sobre valorização profissional. Com isso, a Ecovale está qualificando seus colaboradores e, ao mesmo tempo, colaborando com sua participação socioambiental.
 
Por fim, a Ecovale evidencia a importância dos munícipes no processo de reciclagem, eis que a primeira etapa do gerenciamento destes resíduos começa com a separação dos materiais recicláveis nas residências. Diante disso, é necessária a colaboração de todos, pois um dos principais objetivos da Ecovale é transformar Porto União em um município modelo na triagem de resíduos recicláveis no Estado de Santa Catarina.
 
Para isso, e com a finalidade de atingir o maior número de munícipes possíveis e de salientar a importância da separação dos resíduos recicláveis nas residências, fato que está diretamente ligado com a preservação ambiental, a empresa realizará massiva campanha de Educação Ambiental, ministrando palestras em escolas e eventos que envolvam a comunidade.
 
unidade-triagem-porto-uniao-ecovale-okTambém neste sentido, a empresa convida a população em geral ao informar que o local está aberto para que todos possam conhecê-lo, de modo que, ao agendar uma visita ao local, é possível não só conhecer a Unidade de Triagem, como também entender sobre o trabalho que lá é realizado pelos profissionais contratados.
 
Destacamos que a Unidade de Triagem e Valorização de Resíduos Sólidos Urbanos está apta a receber os materiais recicláveis e eletroeletrônicos de qualquer cidadão que desejar entregar pessoalmente no local, que fica na Rua Salustiano Costa Junior, nº 116, bairro Santa Rosa, de segunda a sexta-feira das 7h30 às 12h e das 13h às 17h18.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *