Descarte de Materiais Cortantes e Perfurantes

 

A grande maioria dos bens de consumo adquiridos pelo ser humano se caracterizam por não serem bens duráveis, ou seja, são bens de uso rápido e/ou limitado que deverão ser descartados pouco tempo após serem adquiridos. Dentre estes bens destacamos as embalagens de vidro e materiais perfurantes tais como seringas e agulhas. Consequentemente existe a necessidade de se descartar de maneira correta e segura estes materiais.

 

Para evitar acidentes e contaminações tanto com os coletores de lixo quanto com pessoas que possam vir a fazer a triagem deste material ou qualquer um que entre em contato direto com o lixo, pedimos que a população tome algumas precauções antes de depositar este tipo de resíduo para o descarte.

 

No caso de embalagens de vidro (inteiras ou quebradas), a indicação é armazená-las em uma caixa de papelão ou recipiente plástico antes de ser colocado para a coleta. Este recipiente deve então ser identificado com a palavra “VIDRO” de forma clara e visível, facilitando a identificação por parte de quem entrar em contato com o material.

 

Para o descarte de seringas e agulhas usadas o cuidado deve ser ainda maior. O mais correto a se fazer é levar este material até um posto de saúde ou hospital próximo para que seja incinerado. No caso de residências do interior, localizadas em lugares mais isolados, pode-se utilizar o fogão à lenha, presente na grande maioria das residências de nossa região, para incinerar agulhas e seringas, porém, este recurso deve ser utilizado apenas quando o deslocamento a estabelecimentos de saúde é muito difícil. Este tipo de material NÃO DEVE ser descartado no lixo doméstico comum ou reciclável pois trata-se de um produto infectante que apresenta riscos à saúde.

 

Telefones úteis:

 

Vigilância Sanitária – (42) 3522-1244

Secretaria de Saúde –  (42) 3903-1600

Bombeiros – 193

ECOVALE – (42) 3522-5160

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *